Recursos humanos
“As pessoas e as organizações estão engajadas em uma complexa e incessante interação; as pessoas passam a maior parte do tempo nas organizações das quais dependem para viver e as organizações são constituídas de pessoas sem as quais não podiam existir. Sem as pessoas e sem as organizações não haveria Administração de Recursos Humanos."
(Idalberto Chiavenato)
Brasília, 2º semestre de 2014.
1. MERCADO DE TRABALHO
→ Análise de oferta de mão-de-obra e de vagas no mercado de trabalho;
→ Relação empresa/mercado de trabalho;
→ Importância do perfil da vaga no processo de recrutamento e seleção
(pontos críticos do cargo);
→ Planejamento do processo de suprimento de mão-de-obra;
Ao adentrarmos na disciplina Suprimento de Mão-de-Obra, iniciamos nosso estudo pela temática: Mercado de Trabalho. Ao final desse bloco de conteúdos pretende-se que os discentes consigam: estabelecer um paralelo entre a oferta de emprego e a mão de obra disponível no mercado de trabalho. Relacionar globalização, mercado de trabalho e empregabilidade; compreender a necessidade de planejamento do quadro de pessoal.
Os Recursos Humanos (as relações sociais), indubitavelmente se tornou, para as empresas, principalmente, haja vista seu maior objetivo, qual seja, a maior obtenção de lucros, o campo que desperta maior interesse. Ora, como obter maior produtividade se o elemento essencial que proporciona tal vantagem, o homem, considerado na acepção mais genérica, não está inserido na devida função, conforme sua competência, bem como a exerce insatisfeito. Neste momento histórico, denominado de pós-modernidade, em plena era da globalização, mudanças e transformações são inevitáveis e:
O novo paradigma produtivo que acompanha o processo de internalização da economia provoca modificações no processo de produção, no perfil dos trabalhadores, em boa parte sustentada na inovação tecnológica e na difusão da informação, estaria supondo bases