RECURSOS HUMANOS
INTRODUÇÃO 4
Resumo 5
SUBSISTEMA DE MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 6
Conceito de Administração de Salários 8
Compensação (Administração de Salários) 9
O Carácter Multivariado do Salário 9
O salário para as pessoas 11
O salário para as organizações 11
Avaliação e Classificação de Cargos 11
OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS 11
Política Salarial 12
Novas Abordagens em Remuneração 12
Problemas Actuais da Administração de Cargos e Salários 13
Planos de Benefícios Sociais 13
Conclusão 16
Bibliografia 17
Introdução
Os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica (CHIAVENATO, 2009).
Estes pacotes, desenhados na forma em que a organização visualiza as necessidades de seus colaboradores em diversos níveis, visa suprir e amparar as necessidades dos mesmos, buscando em contrapartida maior produtividade e fidelização dos mesmos aos objectivos da empresa.
O pacote de benefícios sociais vem agregar à remuneração, trazendo a ela valores sociais, contribuindo assim para uma vida mais digna de seus colaboradores e muitas vezes de suas famílias, uma vez que diversos benefícios são abrangentes a elas.
A relevância deste tema na organização estudada teve sua importância mediante a aplicabilidade na mesma como diferencial competitivo na busca, retenção e motivação de seus colaboradores.
Partindo deste pressuposto, e que a prática destes pacotes de benefícios sociais não é uma regra, na grande maioria das empresas que se encontram instaladas na cidade, o objectivo é verificar como este pacote influencia os colaboradores da empresa, seja na capacidade de atracão até a motivação dos mesmos em continuar trabalhando nela. Objectiva também a percepção de qual ou quais benefícios mais se adequam a necessidade dos empregados.