recursos humanos
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Curso de Administração
Campus Paraíso
São Paulo
2014
Capítulo 1
Recursos humanos: Uma abordagem sistêmica
O objeto de estudo é determinada investigação teórica a respeito de sistemas, procurando particularizar a abordagem pela aplicação ao órgão de Recursos Humanos, como contribuição a uma visão que permita perceber o todo com suas influências e reações que nos obrigam a rever se as decisões tomadas.
Fundamentos da teoria dos sistemas
Origem dos sistemas
Herbert Spencer (1820-1904) afirmava, no início do século XX, que “um organismo social assemelha-se a um organismo individual nos seguintes traços essenciais: no crescimento no fato de se tornar mais complexo à medida que cresce; no fato de que, tornando-se mais complexo, suas partes exigem uma crescente interdependência mútua; e porque em ambos os casos há crescente integração acompanhada por crescente heterogeneidade.”
Experiências de bertalanfly
Deve-se a bertalanfly a divulgação de expressões como: feedback (retroação, realimentação); input (entrada); output (saída) etc., incorporadas à cibernética, eletrônica e automação.
A diversidade de enfoques leva à constatação de que não há propriamente uma única teoria dos sistemas gerais, mas sim a presença de um conjunto de conceitos, princípios, métodos e técnicas associadas à ideia central de sistemas.
Conceituação de sistema
Série de elementos interdependentes em constante interação, com vistas à consecução de um ou mais objetivos.
Empresa como sistema
Toda empresa possui sua própria “cultura organizacional”, representada, entre outros, como é sabido, por fatores como: filosofia administrativa; políticas de atuação no mercado; tradição e imagem; processos. O objetivo central de um sistema empresarial é o de transformar recursos materiais, financeiros e tecnológicos, com a utilização de recursos humanos, em produção de bens