Recursos humanos
Todas as empresas deveriam adotar, como política, o princípio de igualdade de oportunidades, isto é, a seleção deveria ser efetuada somente com base no mérito e nas qualificações de cada candidato (p. 91).
CONTRATAÇÃO, ADMISSÃO E INTEGRAÇÃO
A contratação de parentes na mesma empresa é um assunto bastante controvertido, algumas empresas acabam proibindo a contratação de funcionários que tenham algum vinculo familiar dentro da empresa, muitas vezes pela formação de grupos informais. A contratação de idosos vem crescendo cada vez mais pelo fato de envelhecimento da população, dependendo do tipo de trebalho e da saúde da pessoa a produtividade varia muito pouco com a idade. O absenteísmo tende a ser menor entre os idosos, exceto em casos de doenças cronicas, que podem também acontecer com pessoas mais jovens e a lealdade dos idosos tende a ser maior.
O processo de admissão é realizado após o processo de seleção, que é informado ao candidato o resultado e o pedido da apresentação da documentação exigida pela empresa e pela legislação. Os documentos que o novo empregado deve apresentar são: certidão de nascimento, certificado militar, certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, cadastro de pessoas fisicas, carteira de identidade, comprovante de residência, atestado de escolaridade, titulo de eleitor, carteira profissional, numero do PIS, três fotos 3X4 e entre outros documentos solicitados de acordo com a empresa.
A integração tem como objetivo informar ao novo empregado os objetivos, as politícas, os benefícios, as normas, as práticas, os horários de trabalho, como funcionam os serviços de apoio, as atitudes, o comportamento, explicar como funciona o processo de trabalho dentro da empresa, instruir o empregado quanto ao cuidado com a segurança, e até mesmo a apresentação do novo empregado aos setores da empresa