recursos humanos
Com o surgimento de grandes fabricas na época da revolução Industrial, a demanda de mão de obra operaria aumentou.Para auxiliar os patrões surge a Relaçao Industrial, setor do qual intermediava operarios e patrões.
Com o tempo, essa Relação Industrial evoluiu e passou a ser chamado de Recursos Humanos. Como as pessoas ainda eram vistas como meros recursos das fábricas, o termo vinha a calhar.
Esta área é a parte integrante dos organogramas da maioria das organizações,principalmente daquelas que contam com grande número de empregados efetivos, é reconhecida,nas empresas,como Gestão de Pessoal ou Gestão de Recursos Humanos,ou,ainda mais recentemente ,como gestão de Pessoas.
A área da Administração de Recursos Humamos foi implantada pelas organizações como objetivo principal de prestar serviços à própria empresa para suprir suas necessidades operacionas e ,também,para atender a suas exigências legais.Prova disso são os desenhos organizacionais normalmente formados por subsistemas de execução de serviços internos às organizações,como:
Recrutamento de Pessoal
Seleção de pessoas
Cargos e salários
Treinamento
Desenvolvimento
Higiene e Segurança do Trabalho
Medicina do Trabalho
Serviços gerais ( ambulatório,portaria,restaurante, etc)
A missão principal é prestar serviços,razão pela qual é denominada de Gestão Operacional de RH.
Em 1943,surge a Consolidação das Leis Trabalhistas( mais conhecida com CLT), seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. A CLT é o resultado de 13 anos de trabalho - desde o início do Estado Novo até 1943 - de destacados juristas, que se empenharam em criar uma legislação trabalhista que atendesse à necessidade de proteção do trabalhador, dentro de um contexto de "estado regulamentador".
A partir daí, a valorização dos profissionais que trabalham na área de RH cresce constantemente. As empresas precisam estar ligadas no que está