Recursos Humanos
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS E BENEFICIOS TRABALHISTA
TUTOR A DISTÂNCIA: ROSEMEIRE FARIAS
TUTOR PRESENCIAL: CLEITON JUNIOR TOREZAN
TUTOR PRESENCIAL: GLÓRIA DE DOURADOS/MS
19 DE MAIO DE 2013
INTRODUÇÃO
Umas das questões mais polêmicas referente ao salário são se este funciona como um fato de motivação par os funcionários. As pessoas desejam dinheiro porque este permite-lhes não é só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também das plenas condições para a satisfação das necessidades fisiológicas e de estima e de auto realização .
O dinheiro é um meio e não um fim. O salário não é fator de motivação quando analisando isoladamente. A troca fria e de produção por salario não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
Diante disso a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoas.
PASSO 2
A definição de Cargos e Salários estabelecerá uma política salarial eficaz que permitirá a ascensão profissional dos colaboradores de acordo com suas aptidões e desempenhos; assim como subsidiará o desenvolvimento do plano de carreiras. Mas poderíamos listar outros objetivos, como: · Produzir elementos para uma eventual reclamação trabalhista, por equiparação salarial, quanto à diferença salarial existente entre um empregado e outro.
· Diagnosticar e prevenir insatisfações salariais, em função de desníveis históricos dentro da organização.
· Comprometer os funcionários com as mudanças organizacionais, possibilitando a estes aspirarem a promoções, de acordo com suas aptidões, etc.
CONCEITOS PRELIMINARES
CARGO é um conjunto de funções semelhantes, na maioria dos aspectos mais