Recursos Humanos
Um planejamento de nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e tem três características principais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre empresas e seu ambiente de tarefa, e envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico, direcionado a longo prazo e macro-orientado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa; nível intermediário e nível operacional.
O planejamento estratégico envolve seis etapas principais: a determinação dos objetivos empresariais; a análise ambiental; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e planos operacionais e, sobretudo, o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.
Um planejamento de nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. Suas principais características são: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos. Aborda uma área específica no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional. O planejamento produz um resultado imediato, que é o plano. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o que, quando, como, onde e por quem.
A decisão é um processo sequencial e engloba seis elementos comuns: o tomador de decisão, os objetivos a alcançar, as preferências ou valores envolvidos, os cursos de ação alternativos, os estados ambientais da natureza e as consequências de cada curso de ação