Recursos Humanos
As Organizaçãoes estão cada vez mais promovendo e incentivando a participação de seus empregados na busca de soluções criativas para a redução de custos e melhoraria na gestão. Em ambos, os programas e os empregados manifestam sua criatividade, tornando-se mais interativos com as empresas, essa Participação faz com que os empregados se empenhem em registrar idéias e a promoverem reuniões em grupo para discuti-las e transformá-las em propostas, se sentindo valorizados quando suas idéias são votadas, aprovadas e implantadas pelas empresas.
A administração participativa é vista como saída para resolver os problemas de eficiência e sobrevivência das empresas, pois pressupõe a transparência de informações: exatidão, disponibilidade e oportunidade.
Os resultados das empresas que aplicaram o programa de participação nos resultados possibilitam a constatação de seus efeitos positivos. As vantagens verificadas no desempenho da empresa referem-se à maior eficiência, maior capacidade de crescimento, maior integração do empregado e estímulo à produtividade.
Introdução: Reconhecimento
Incentivando o trabalho e a produção de empregados por meio da motivação, o reconhecimento de funcionários encoraja de forma moral e profissional as pessoas de grande talento em ambientes de trabalho competitivos. Com isso, a chance de atrair bons profissionais e formar grupos eficientes fica maior, o que contribui bastante para o sucesso da Organização e o retorno dos investimentos feitos em novos talentos.
As vantagens do reconhecimento de funcionários incluem desde uma maior motivação para trabalhar até o aumento de produção, tendo em vista que, por meio de recompensas positivas, os empregados acabam tendo mais facilidade para realizar novas tarefas e chegar mais perto de atingir suas metas individuais de carreira.
Um sistema de reconhecimento é algo simples, imediato e poderoso. Os empregados sentem-se valorizados e apreciados e esta