Recursos Humanos
Toda organização, para ter sucesso, precisa principalmente saber investir no Treinamento e no Desenvolvimento do seu pessoal. Em um mundo de negócios em crescente e constante mudança e instabilidade, ganham as organizações capazes de por em prática as suas competências distintivas e com elas conseguir resultados excelentes.
O treinamento é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimentos sistemáticos e organizados pelos quais as pessoas de nível não gerencial aprendem conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. Por outro lado, o desenvolvimento é um processo educacional de longo prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal gerencial aprende conhecimentos conceptuais e teóricos para propósitos genéricos.
O treinamento tem a função de preparar pessoas para a execução imediata das tarefas peculiares à organização por meio de informação e desenvolvimento de habilidades; Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no seu cargo atual, mas também para outras funções para as quais a pessoa possa ser considerada.
É de suma importância que haja treinamento e desenvolvimento nas organizações, pois este é um dos meios pelo qual se atinge objetivos de crescimento e se obtém mudanças positivas.
Existem duas visões sobre treinamento: A visão tradicional e a moderna. Na visão tradicional o treinamento era focado no processo sensório-motor onde o manuseio das ferramentas e dos materiais era apoiado por conhecimentos básicos das máquinas e das operações , nessa visão privilegia-se uma determinada tarefa ou atividade profissional definida, onde o homem é apenas adestrado para a produção não são levadas em conta as habilidades intelectuais e nem as condições humanas. Já na visão moderna, uma das características é o fato do homem ser considerado em toda a sua potencialidade. Aspectos como bem-estar social e a satisfação estarão