recursos humanos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8 APÊNDICES 9 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10 ANEXOS 11 ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
Todo profissional sonha com um lugar imaginário onde ele será bem remunerado, com um ambiente acolhedor, equipe de trabalho parceira e um chefe amigo. Talvez o lugar ideal só exista no imaginário dos profissionais, mas muitas empresas hoje conseguem ter uma proposta de trabalho atraente e um alto grau de retenção de seus profissionais.
Dentre os fatores que mais motivam as pessoas a ingressarem em uma organização encontram-se: remuneração, perspectiva de carreira, benefícios e o escopo de trabalho em si. Contudo, diversas pesquisas apontam que o que retém um profissional em uma empresa é o clima organizacional, respeito e alinhamento de interesses.
Clima: as pessoas procuram um lugar de trabalho que tenha camaradagem. Onde as competições internas sejam disputadas de forma sadia e honesta. Que, no momento de trabalhos estressantes, as mesmas se sintam apoiadas e mesmo nas situações onde o erro aconteça, este seja trabalhado como oportunidade de aprendizagem. Procuram amigos profissionais, chefes acolhedores e não persecutórios gente que busque trabalhar em equipe, e mesmo que esta busca seja árdua, que o dia-a-dia e as escolhas organizacionais fortaleçam os mesmos neste sentido.
Possibilidade de carreira e um espaço organizacional que gere aprendizado são genuinamente fatores de atração e retenção. Hoje, a maioria dos profissionais cuida amiúde de seu repertório de conhecimento e busca empresas onde possam crescer horizontal ou verticalmente. No momento de uma escolha, estes fatores podem decidir um futuro.
Remuneração e benefícios são importantes? Com toda certeza, contudo estes cumprem seu papel