RECURSOS HUMANOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTATÍSTICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROF. REGIANE
Santo André
2012
ESTATÍSTICA
O objetivo da estatística é a ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. A estatística fornece as técnicas para extrair informação de dados, muitas vezes nos quais são incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema estudado, o objetivo da Estatística é extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Quando abordamos uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, devendo planejar a experiência que vai permitir recolher os dados, que posteriormente, se possa extrair o Maximo de informação relevante para o estudo, procurando agrupar e reduzir na forma de amostra e assim deixando de lado a aleatoriedade presente.
O estudo estatístico pode ser de estimar uma quantidade ou de testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da estatística, na medida em vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando ainda uma medida de erro cometido (hipótese).
A estatística descritiva e indutiva, muitas vezes não é viável nem desejável, quando os números de elementos da população é muito elevado, assim surge o conceito de sondagem, um estudo científico de uma parte da população com o objetivo de estudar atitudes, hábitos e preferências da população relativamente a acontecimentos, circunstâncias e assuntos de interesse comum.
Modernamente se conhece como Ciências Estatística é um conjunto de técnicas e métodos e que em outros tópicos envolve planejamento do experimento a ser realizado, a coleta dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a