Recursos Humanos
Os processos de desenvolvimento de pessoas estão intimamente relacionados com a educação. Educar (do latim, educare) significa extrair, trazer, arrancar. Em outros termos, representa a necessidade de trazer de dentro do ser humano para fora dele as suas potencialidades interiores. A palavra educar significa a exteriorização dessas latências e do talento criador da pessoa.
Todo modelo de formação, capacitação, educação, treinamento ou desenvolvimento deve assegurar ao ser humano a oportunidade de ser aquilo que pode ser a partir de suas próprias potencialidades, sejam elas inatas ou adquiridas.
Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo dar-lhes informação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções idéias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem eficazes naquilo que fazem.
Os processos de desenvolvimento envolvem três estratos que se superpõe:
Treinamento
Desenvolvimento de Pessoas
Desenvolvimento Organizacional
O Treinamento e o Desenvolvimento de Pessoal, tratam da aprendizagem no nível individual e de como as pessoas aprendem e se desenvolvem. O desenvolvimento organizacional é o estrato mais amplo e abrangente e refere-se a como as organizações aprendem e se desenvolvem através da mudança e inovação.
Os processos de desenvolvimento podem receber uma abordagem tradicional e na maioria dos casos ineficaz, na medida em que segue as seguintes motivações de desenvolvimento:
Um modelo casual, quando se treina apenas no momento que surge uma oportunidade
Um esquema randômico, quando as pessoas são escolhidas aleatoriamente
Em uma atitude reativa, apenas quando existe um problema a ser revolvido
Em uma visão de curto prazo, procurando apenas resolver um problema ou necessidade prevista
Baseado na imposição, quando as