Recursos humanos
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INDICADORES DE RECURSOS HUMANOS
GARIBALDI
2011
ROTATIVIDADE É um índice que mede a rotação em um determinado período, ou seja, o nível de entradas e saídas de pessoas da organização. O calculo é feito desta maneira: número de demissões por mês + número de admissões dentro do próprio mês, este valor deve ser dividido por dois e seu resultado é dividido pelo número de colaboradores do mês anterior, assim multiplicamos por cem para encontrar o percentual de Turnower da empresa. Objetivo de acompanhar o Turnower da empresa é conhecer o índice de rotatividade de pessoas da instituição, identificar e analisar as causas das demissões junta as diferentes áreas da empresa, buscando medidas preventivas para reduzir o índice. O indicador pode ainda ser comparado com índices do mesmo ramo de atuação da empresa a fim de observar e avaliar a rotatividade de pessoas na empresa.
[pic]
Gráfico meramente para ilustrar como pode ser indicador
ABSENTEISMO É um índice utilizado para medir a ausência dos colaboradores no trabalho. As principais situações para as faltas são: Atestado médico, acidente de trabalho, licença maternidade, faltas legais (casamento, nascimento de filhos, falecimento de familiar). O índice é calculado observando o número de horas/homem perdida dividido pelo total de homens/hs trabalhadas, multiplicado por cem (100). O objetivo do indicador é conhecer o índice de faltas dos empregados ao trabalho em relação às horas trabalhadas e poder comparar o indicador com índice das empresas do mesmo ramo de atuação.
[pic]
Gráfico meramente para ilustrar como pode ser indicador
ACIDENTES DO TRABALHO É um índice utilizado para medir e acompanhar a freqüência e a gravidade dos acidentes ocorridos em um determinado período. Este indicador é também um termômetro da qualidade do trabalho realizado pela CIPA (comissão