Recursos humanos
É a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados e funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada, para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. Esses objetivos obedecem a certas prioridades na organização,como: ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização, colaboradores bem treinados e bem motivados dando reconhecimento às pessoas; aumentar a auto-atualização e a satisfação dos colaboradores no trabalho por serem fontes determinantes do sucesso organizacional; e desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Os nomes que são utilizados para descrever a unidade, o departamento ou a equipe relacionada com a gestão das pessoas são departamento pessoal, relação industriais, recursos humanos, desenvolvimentos de talentos, capital humano ou intelectual.
O Setor encontra-se em evidencia por estar focado nas pessoas, descobrindo e explorando seu potencial como uma troca, dando- lhes benefícios e aproveitando seus benefícios. As pessoas são parceiras da organização e cada um está disposto a continuar investindo seus recursos na medida em que obtém retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos. Através de seus resultados a organização pode proporciona um retorno ás contribuições efetuadas e hoje o parceiro mais interno da organização é o colaborador, que está dentro da empresa dando vida e dinamismo
O contexto de gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais, assim como as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos gerais e estratégicos.
A gestão de pessoas, então, passou a ser um importante foco diferencial para