Recursos humanos
Planejar recursos humanos é antecipar sobre o tipo de força de trabalho e os talentos necessários para atingir os objetivos organizacionais num determinado tempo ou período.
Modelos de planejamento
O planejamento tem basicamente quatro modelos a serem utilizados, que são:
▪ procurar a mão-de-obra equivalente ao produto a ser trabalhado; ▪ requisitar mão-de-obra de acordo com os cargos ou funções necessárias; ▪ substituição de postos; ▪ vegetativo sem plano de expansão; ou ainda, ▪ modelo integrado que junta todas as alternativas anteriores.
Recrutamento e seleção
O recrutamento e seleção embora constituam um processo contínuo são conceitos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral, o recrutamento consiste na procura e atracção de candidatos para uma determinada função, enquanto seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível.
Rotatividade e absenteísmo de pessoal
Rotatividade
Chiavenato (1995) define e relaciona mercados de trabalho e mercado de recursos humanos. Aborda a rotatividade de pessoal como uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão-de-obra. A rotatividade alta reflete na produção, no clima organizacional, relacionamento interpessoal. O autor alerta que para combater a rotatividade é preciso detectar as causas e determinantes. A rotatividade de recursos humanos ou turnover é um dos aspectos mais importantes da dinâmica organizacional.
1. O índice de rotatividade de pessoal percentual é calculado a partir do volume de (A) entradas + (D) saídas de pessoal, dividido pelo efetivo médio (EM). [(A+D):2x100]:EM 2. Para efeito de planejamento de RH, é possível também verificar as perdas de pessoal e suas causas, calculando-se os desligamentos: ((D) x 100): (EM). 3. Para se verificar as perdas de pessoal por desligamentos por iniciativas dos empregados: (Dx100): (∑ empregados:∑ meses do