Recursos humanos
Globalização
Brasília 03 de novembro de 2010
Introdução
Globalização é mais do que um conceito, é também um modo de enfocar a realidade, como tal é utilizada em algumas das mais influentes visões de mundo. Um conteúdo atual da globalização é percebido basicamente como sendo, econômico, cultural e ecológico.
A globalização tem sido um dos termos de maiores discussões no âmbito mundial, questão polemica que provoca controvérsias entre aqueles que são contra ou a favor da inserção de um país nas relações internacionais, mercado global, isso acontece na consistência de produtos que empregam componentes fabricados em todo mundo.
A globalização é um fenômeno de abertura das economias, fronteiras e troca de produtos internacionais proporcionados principalmente pelo desenvolvimento dos setores de transportes e comunicações.
Um dos aspectos importantes da globalização é a expansão das empresas multinacionais, que possuem estabelecimentos em diversos países e continentes.
2.1 Impactos positivos: A criação de blocos econômicos com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros, desenvolvimento nos meios de transportes, turismo internacional, troca comercial entre os países e expansão das empresas multinacionais por todo o mundo.
2.2 Impactos negativos: Instabilidade econômica, pois qualquer acontecimento em um determinado país atinge rapidamente a outros países, regiões e povos, principalmente por meio da “internet”, com a facilidade com tudo circula, não havendo controle, pois tudo se consegue adquirir através deste elemento de informação mundial.
3.1 Fundo Monetário (FMI): o FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL, foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional. Atualmente tem como membros 184 países, com exceção de: Coréia do Norte, Cuba, Liechtsenteim, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru. Sua sede fica em