Recursos financeiros em empresas de confeccão
Nas indústrias de confeccão a administracão financeira é de extrema importância. Ela funcionam como o “sangue” da organizacão, possibilitando o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando a vida para todos os outros setores, além de proporcionar a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro e a maximização dos investimentos. Uma organizacão bem sucessedida é aquela que conseguer fazer um controle eficaz da entrada e saída de seus recursos financeiros.
Para garantir a dinâmica do seu processo de negócio a empresa precisa manter o seu capital de giro sempre estável, ou seja, controlar o seu momtante de recursos financeiros. O administrador deve saber planejar de forma correta o seu fluxo de caixa, principalmente no inicio de produção da sua indústria de confecção, visto que precisará vender seus produtos a prazo 30, 60 ou 90 dias e terá que pagar seus fornecedores com um prazo reduzido. Por isso a necessidade do capital de giro nesse tipo de atividade é de muita importância.
Os recursos financeiros ultilizados nas indústrias de confeccão são de origem própria(capital próprio) ou de origem tercerizada(bancos ou instituicões financeiras). Existem varios tipos de linhas de créditos oferecidas por bancos e instituicões, as mais usadas no ramo são as de emprestimos de investimento que é o capital destinado à aquisição de máquinas e/ou equipamentos, linha de crédito para capital de giro que é destinado para compra de mercadorias, reposicão de estoques e despesas administrativas e a linha de crédito disponibilizada pelo governo o cartão BNDS que é repassada por bancos credenciados( Banco do Brasil,Caixa Econômica Federal etc) ultizada tanto para aquisição de máquinas e/ou equipamentos quanto para compra de mercadorias.
Cabe ao administrador escolher a melhor opcão de empréstimo, analisando a melhor taxa de juros e condicões que o banco impõe. Ele deverá ter um controle de orcamentos rígido para que não