Recursos estilisticos sermão do santo antónio aos peixes
ALEGORIA - corporização de uma realidade abstracta através de jogos de metáforas e de comparações (nível semântico). Ex.: Os peixes corporizam vícios e virtudes.
ALITERAÇÃO - repetição dos mesmos sons (nível fónico).
ANÁFORA - repetição de uma ou mais palavras no começo de diferentes períodos ou versos (nível morfossintáctico).
ANÁSTROFE ou INVERSÃO - inobservância da ordem directa ou normal da frase,pela anteposição de um complemento ou deslocação de uma palavra (nível morfossintáctico).
ANIMISMO - atribuição de vida a seres inanimados (nível semântico).
ANTÍTESE- apresentação de um contraste entre duas ideias ou coisas, (nível semântico). Ex:"... tanto mais unido com Deus, quanto mais apartado dos homens."
APÓSTROFE (ou INVOCAÇÃO)- interpelação a alguém ou a alguma coisa personificada (nível semântico). Ex.: "Ah moradores do Maranhão, quanto eu vos pudera agora dizer neste caso!"
COMPARAÇÃO- consiste na relação de semelhança entre duas ideias ou coisas,através de uma palavra ou expressão comparativa ou de verbos a ela equivalentes(parecer, lembrar, assemelhar-se, sugerir...) (nível semântico).
ELIPSE - omissão de uma palavra (um adjectivo, um verbo, etc.) que se subentendem (nível morfossintáctico).
ENUMERAÇÃO- apresentação sucessiva de vários eiementos (nível semântico).
GRADAÇÃO - disposição dos termos por ordem progressiva no seio de uma enumeração. Pode ser crescente ou decrescente (nível semântico).
HIPÉRBATO - consiste na alteração da ordem mais comum das palavras na frase, a fim de dar mais destaque a uma ou outra palavra, ciando mesmo, em muitos casos, um efeito de surpresa. Aparece, por vezes, associada ao paralelismo e á antítese (nívelmorfossintáctico).
IMAGEM - recurso a aspectos sensoriais para, a partir daí, provocar uma forte evocação afectiva (nível semântico).
INTERROGAÇÃO - questão retórica, isto é, não visa uma resposta, antes procura dar ênfase e criar expectativa (nível semântico).
IRONIA