Recursos Do Solo
Água e Solo
A agropecuária é hoje a maior forma de utilização da terra. É graças a ela que nos alimentamos, nos vestimos, nos transportamos, moramos, vivemos. Por isso, precisa e deve ser desenvolvida de forma a garantir que os recursos naturais sejam conservados, para que a vida no futuro não seja comprometida.
Atualmente, os maiores danos causados ao meio ambiente são consequências de desmatamentos, queimadas e uso indiscriminado e irracional de agroquímicos, acarretando redução da biodiversidade, aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEE), bem como degradação do solo e poluição da água.
Muito já se fez, se faz e ainda será feito para mudar esse cenário. Alternativas sustentáveis buscam melhorar a forma de lidar com o solo e com a água, componentes vitais e fundamentais para o homem. Com essa preocupação soluções para garantir a sustentabilidade da agropecuária são estudadas e implantadas pela pesquisa brasileira e pelo setor produtivo, com o objetivo de inovar, melhorar, modernizar e trabalhar o campo para garantira manutenção, conservação e perpetuação dos recursos naturais. Essas soluções tecnológicas são desenvolvidas para amenizar os impactos das atividades agropecuárias no ambiente. São práticas que mantém ou melhoram os atributos físicos, químicos e biológicos do solo e possibilitam a manutenção da água limpa e abundante.
Permitem, ainda, que as atividades agropecuárias tenham maior produtividade, sem necessidade de expansão para novas áreas ou perda dos recursos naturais, além de possibilitarem a regulação de fluxos de água, evitando os confrontos natureza-homem e natureza-natureza, como enchentes, erosões e deslizamentos de terra.
Água
A agricultura, em termos proporcionais, é a maior usuária dos recursos hídricos do planeta, consumindo cerca de 70% de toda a água doce utilizada pelo homem. No Brasil, essaproporção está por volta de 60%. As reservas estão cada vez mais restritas. E, a cada dia, maior