RECURSOS DO SOLO
O correto seria recursos naturais. Que provém, na maioria das vezes, do solo.
Logo, recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Os recursos Naturais podem ser classificados em renováveis, que são aqueles elementos que após serem usados podem voltar a estar disponível, e os nãos renováveis que são todos os elementos que não podem ser regenerados, não estarão mais disponíveis na natureza.
Os solos são formados pela decomposição das rochas sob a ação da temperatura e da água que provem das chuvas e rios.
O solo é um importante recurso natural, pois através dele que obtemos quase todos os nossos alimentos. O solo pode ser rico ou pobre em nutrientes e assim o solo brasileiro é dividido em solo fértil e solo não fértil.
O solo é essencial para a atividade agrícola, e a mesma só pode ser produzida num solo fértil. A agricultura brasileira é dividida em rudimentar e agricultura mecanizada, sendo que as duas agridem o meio ambiente uma em maior proporção outra em menos. Para o desenvolvimento dessa atividade são utilizados adubos químicos, fertilizantes, queimadas e outras técnicas que colocam em risco a qualidade do solo.
Geralmente, quando se fala sobre os recursos naturais, o solo é um elemento que é bastante esquecido nas discussões referentes aos recursos naturais.
De acordo com a ISO 11074-1 de 1/08/1996, o solo é a camada superficial da crosta terrestre, e ele é constituído por partículas minerais, matéria orgânica, água, ar e também organismos vivos.•
O solo possui uma grande importância para o crescimento das plantas, pois ele é o meio natural mais importante para o desenvolvimento de todas as plantas.
O solo possui um papel muito importante para a produção de biomassa, mas ele também desempenha outras funções ecológicas. O solo serve como regulador dos ciclos biogeoquímicos e do ciclo hidrológico serve como