Recursos Didáticos
INTRODUÇÃO
O formador de formadores nos dias que correm tem a função importante de facilitar aos futuros formadores um conjunto de ferramentas que lhe permitam fazer passar a sua mensagem de forma clara e ao mesmo tempo divertida e que seja facilitadora da aprendizagem.
Os recursos audiovisuais e multimédia, tão em voga nos dias de hoje, permitem ao formador um conjunto variado de ferramentas, que ao serem utilizadas de forma correcta permitem uma melhor assimilação por parte dos formandos dos conteúdos ministrados.
O presente módulo pretende acima de tudo descrever de forma exaustiva estas ferramentas e dar ao formador de formadores um conjunto de linhas orientadoras para a correcta utilização de recursos audiovisuais na formação.
Conceito de recursos didáticos
Os recursos didáticos são as ferramentas utilizadas pelo professor para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Eles podem ser os mais simples como o pincel, apagador ou os mais sofisticados como o computador, data show, câmara digital. A teoria da comunicação define-os como o canal através do qual se transmitem as actividades docentes. São o sustento material das mensagens no contexto de sala de aula. Qualquer objecto pode ser um recurso desde que estabeleça uma relação de interacção recíproca com o aluno na construção do conhecimento, ou seja, é o meio para se chegar a um fim.
A capacidade que os recursos têm de despertar e estimular os mecanismos sensoriais, principalmente os audiovisuais, faz com o aluno desenvolva a sua criatividade tornando-se activamente participante de construções cognitivas.
Aplicação das novas tecnologias na prática pedagógica
Objectivos gerais
No final do presente módulo, o formador de formadores deverá ter assimilado o saber que lhe permita:
Apresentar alguns meios audio-scripto-visuais que podem ser encarados e explorados