Recursos de captações
Ao perceber a mudança do mercado financeiro as empresas necessitam analisar cada tipo de aplicação de recursos e também procurar observar qual é o tipo de investimento que o dia a dia da empresa exige, assim surge o dilema: Qual regime de capitalização se adequa melhor a minha empresa?
Essa atividade irá auxiliar o administrador da empresa a resolver o dilema que o mercado traz para a empresa, pois o mercado está em constante mudança e o valor do dinheiro em constante transformação. Principalmente nos dias de hoje, que as regras da poupança estão variando de acordo com a taxa de juros básicos (Selic).
Justificativa
A matemática financeira é uma ferramenta usada para nos auxiliar a tomar decisões financeiras para podermos analisar, agir, investir e obter lucros de maneira mais adequada e coerente.
Tendo a possibilidade de avaliação de qual dos regimes é o mais acertado em determinada situação, poderemos obter mais lucros e trabalharmos num ambiente de sinergia financeira.
A definição dos juros simples e compostos e a correta escolha entre a aplicação de um ou de outro nas aplicações financeiras é o que define um projeto de sucesso ou não.
Desenvolvimento
Regime de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital, este pode ser pelo regime de capitalização simples ou composta.
No regime de capitalização simples os juros são calculados utilizando como base o capital inicial, já no regime de capitalização composta as taxas de juros são aplicadas sobre o capital acumulado dos juros.
Normalmente não utilizamos o regime de capitalização simples, o ponto positivo desse regime é que os juros são calculados apenas sob o valor inicial, sendo ideal para a captação de recursos e o ponto negativo é que a instituição financeira não lucraria tanto com esse tipo de regime em empréstimos.
No caso da capitalização composta, o ponto positivo é que a taxa de juros incide sobre o capital, acrescido de juros acumulados até o período