Recurso hmanos
A empresa familiar é toda aquela que esteja ligada a uma família durante pelo menos duas gerações. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na politíca geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família.
A partir de um sonho, de um ideal ou da necessidade de sobrevivência, o empreendedor torna-se a pessoa que gera, acumula ou distribui riqueza.
Ele divide inicialmente as tarefas com o seu cônjuge, posteriormente, envolve os filhos nas atividades e operações da firma, muitas vezes de forma precoce, visando melhorar a situação e a condição social de sua família. Cria-se, desta forma, uma sociedade familiar que dera, ao longo dos anos, uma série de questões mais complexas que a simples administração da atividade comercial ou industrial.
Tem como característica básica a sucessão do poder decisório de maneira hereditária a partir de uma ou mais famílias. A estrutura familiar quando alocada a uma empresa, leva uma série de interações específicas da família, provocando particularidades na atuação na empresa, tornando-a diferente das demais empresas.
PROBLEMAS QUE AS FAMILIAS ENFRENTAM, QUANDO SE TRATA DE UM MESMO EMPREENDEDORISMO: * A semente da destruição pode estar no próprio fundador; * A família precisa entender que os parentes podem não ser os melhores sócios; * A sucessão deve ser vista pelo ponto de vista do pai e o do sucessor; * Precisa usar consultoria. * Falta de comando central capaz de gerar uma reação rápida para enfrentar os desafios do mercado. * Falta de planejamento para médios e longos prazos; * Falta de preparação/formação profissional para os herdeiros; * Conflitos que surgem entre os interesses da família e os da empresa como um todo. * Falta de compromisso em todos os setores da empresa, sobretudo com respeito a lucros e desempenho; * Descapitalização da empresa pelos herdeiros em