RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA POR PASTAGEM
RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA
RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA POR PASTAGEM
Itabira
2014
RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA
RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA POR PASTAGEM
Atividade de seminário desenvolvida como requisito parcial, na disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas.
Itabira
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O exercício de certas atividades do homem para a economia acarreta efeitos danosos para o meio ambiente. Atividades como a pastagem, manejo inadequado do solo, traz problemas ambientais que muitas vezes de difícil recuperação.
A degradação do solo por atividades de pastagem é um problema que desenvolve fatores como a falta de infiltração da água pluvial, favorece o acarretamento das partículas do solo, e compactação do mesmo. O dano causado pela perda do solo produtivo por pastagem ocorre pela falta de manejo adequado, a falta de escolha da área para pastagem.
A falta de infiltração e o escoamento superficial das águas pluviais prejudica o crescimento e desenvolvimento de vegetais, causando a compactação do solo causado por pisoteio do gado, falta de nutrientes, microrganismo, e como consequência o solo desnudo, essa ação ao decorrer do tempo pode vir a provocar a erosão, isso por não haver o armazenamento e retenção de água, causando a alteração nas propriedades físicas, químicas e biológicas. A área degradada se faz no conjunto de fatores que envolvem mudanças negativas nas propriedades físicas, modificação da estrutura do solo e alteração na característica química.
Partindo desse princípio a necessidade da recuperação de áreas degradadas, basear-se principalmente na conservação de solo, água e revegetação, de acordo com uma proposta