Recuperação de área degradada por construção de rodovia na praia mole, florianópolis, sc
1 CREDENCIAIS DA AUTORA
Maria Adélia Teixeira Baffi é professora titular da FE/UCP e apresenta o seguinte currículo formacional: Pedagoga pela PUC-RJ, Mestra em Educação pela UFRJ e Doutoranda em Psicologia Social pela UNED.
2 RESUMO DA OBRA
Trata-se de um breve artigo que discute a necessidade de (re)pensar o planejamento em educação a partir da revisão de conceitos, tais como plano, planejamento, programa, projeto etc., trabalhados pela autora com base em teóricos diversos e a partir da própria diversidade de tipos observada nos próprios termos elucidados por Baffi.
3 RESENHA DA OBRA
Com enfoque específico no planejamento em educação, o texto de Baffi (2002) inova quando busca a revisão de alguns conceitos passíveis de atualização no cenário educativo atual, além de evidenciar a necessária elucidação de alguns termos que se mostram interligados, mas que possuem funções individuais e inerentes a um processo de planejamento na área educacional, tais como: projeto, plano, programa, plano estratégico, plano operacional, dentre outros.
Baffi (2002) mostra que o planejamento é histórico, é cotidiano, é concreto e necessário se o objetivo for alcançar resultados desejáveis. Na contemporaneidade, os debates em torno das idéias que cercam o planejamento já fazem parte do dia-a-dia de educadores, pesquisadores, entidades responsáveis e sociedade civil, muito embora a compreensão errônea de conceitos e uso inadequado destes venha se constituindo em um gargalo para o exercício da prática de planejar. Esta é a realidade evidenciada pela autora e, para fundamentar sua discussão, não chega a empreender a abordagem de todos os níveis de planejamento, haja vista a individualidade da estrutura básica de cada pessoa. Inicialmente, e