Recuperação de prata
A prata-de-lei é uma liga que combina a prata com outros metais básicos, normalmente o cobre. Para qualificar como tal, a liga deve conter pelo menos 92.5% de prata pura. Para purificar esta liga metálica, a prata precisa ser retirada usando uma série de reações químicas. Muitas das substâncias envolvidas no processo são altamente corrosivas e liberam vapor tóxico, este processo não é seguro para iniciantes e precauções de segurança adequadas são essenciais.
Instruções
1
Adicione 200 ml de água em um béquer de 400 ml e aqueça até ela começar a borbulhar. Coloque o fragmento de prata-de-lei em um prato de evaporação e adicione 5 ml do ácido nítrico 8M. Deixe o ácido evaporar sobre a água fervente no béquer. O metal se dissolverá. Todos esses passos devem ser feitos sob um exaustor, pois podem liberar gases tóxicos.
2
Adicione 3 ml de ácido sulfúrico ao resíduo que sobrar no prato de evaporação. Aqueça sobre um béquer de água fervente e deixe evaporar.
3
Adicione 8 ml de hidróxido de amônia quando o prato de evaporação esfriar. Lembre-se de que todos esses passos devem ser feitos sob um exaustor. Não deve sobrar nenhum resíduo sólido e a solução deve ficar azul.
4
Despeje a solução azul do prato de evaporação em um béquer e adicione 125 ml de água destilada. Adicione ácido sulfúrico lentamente enquanto mexe o béquer até que a solução fique ácida, o que pode ser testado com um papel medidor de pH.
5
Adicione mais 25 ml de ácido sulfúrico ao béquer enquanto estiver agitando.
6
Coloque um fio ou bastão de cobre na solução quando ela estiver completamente fria. Deixe o cobre lá de um dia para o outro, coletando a prata.
7
Agite o bastão de cobre para tirar a prata quando os cristais tiverem se formado. Limpe o cobre com água destilada.
8
Filtre os cristais de prata da solução e se livre dela. Entre em contato com o centro de gestão de resíduos local para descobrir como