Recuperação ambiental
ANA LILIAM FERREIRA DENIS FERREIRA JULIANA GUIMARÃES SILVA
RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
RIO PARANAIBA 2012
Modulo II Etapa II Pólo Carmo do Paranaíba
2
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
ANA LILIAM FERREIRA DENIS FERREIRA JULIANA GUIMARÃES SILVA
RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
Atividade assistida apresentada ao Instituto Federal do Paraná, no curso de Técnico em Meio Ambiente, para obtenção dos créditos nas disciplinas Manejo e Recuperação de áreas degradadas, Ética, Cidadania e Meio Ambiente e Cartografia Ambiental.
Orientadores: ProfaClaudiane Maria Rosenau,Prof.Vicente Sandeski, Prof.Gustavo Adolfo Gomes Scholz,Prof.Adelson R.Ângelo, Prof.Paulo César Medeiros ,Prof.Carlos Henrique Sopchaki.
Rio Paranaíba 2012
Modulo II Etapa II Pólo Carmo do Paranaíba
3
INTRODUCAO: 1. DIAGNOSTICO DE ÁREAS DEGRADADAS (FAZENDA BONANZA)
A Fazenda Bonanza está localizada no município de Tiros- MG e possui como principal atividade a produção de café, seguida pela pecuária.A propriedade possui área total de 305,01 ha. A produção de café ocupa 187,96 ha, a segunda atividade expressiva é a pecuária 76,66 ha e depois o milho 17,36 ha. A vegetação nativa ocupa apenas 13,99 ha da fazenda. Também há eucalipto 0,34 ha, construções 1,8 ha e outros.Veja a proporção do uso do solo no gráfico a seguir:
Figura 1. Gráfico ilustrativo do uso do solo .
Com relação ao uso e ocupação do solo foram encontradas café ,eucalipto e pastagens em áreas de preservação permanente.Possui mata de galeria em regeneração (área com vegetação nativa próxima a córregos e pequenos rios) estágios inicial e médio, o que inclui capoeiras abertas e fechadas e mata seca em regeneração ( área com vegetação nativa de encosta ou topo de morro) estágios inicial e médio, o que inclui capoeiras abertas e fechadas está com sinais de estar sendo invadido pelo gado e a regeneração do subbosque está comprometida .
Modulo II Etapa II Pólo Carmo do Paranaíba
4