Recrutameto e seleção
Como vocês definem competência?
Competência são os conhecimentos, habilidades e atitudes que o indivíduo desenvolve e transforma em desempenho dentro do ambiente corporativo, e que o qualifica ou não para o exigente mercado de trabalho. É o CHA [conhecimentos, habilidades, atitudes] tão discutido nos meios acadêmicos. Com base em nossa pesquisa e experiência, ampliamos o CHA para CHAVE, pois constatamos que aspectos subjetivos e não visíveis afetam como utilizaremos os conhecimentos, habilidades e atitudes em benefício da organização e para gerar melhorias nos processos de trabalho. As competências se revelam, ou não, quando o CHA é acrescido de Vontade e Entrega. O conjunto de qualificações sinalizado pelo CHA se transforma em CHAVE e revela que um profissional tem competências que coloca à disposição da empresa.
Organização e bom humor podem ser considerados como tal?
Organização e bom humor são competências, sendo que a primeira é uma habilidade técnica e a segunda é uma atitude ou competência emocional. Elas fazem parte do perfil daquele que já desenvolveu a competência de liderar a si mesmo, conhece seus pontos fortes e lida bem com seus pontos fracos. Competência tem a ver com networking corporativo (relacionamento e visão do papel das demais áreas na estrutura), com visão do negocio e clareza de contribuição com o próprio perfil.
Durante um processo de seleção, como o RH pode identificar no candidato as competências requeridas para a vaga?
É necessário que os profissionais do RH consigam detectar junto ao gestor quais são as competências que o futuro colaborador deverá possuir para desempenhar a função com eficácia. Com essas informações, o selecionador consegue mapear as competências do candidato utilizando como referencial sua comunicação verbal e principalmente a não verbal. A comunicação não verbal, quando não alinhada ao discurso, leva ao descrédito, pois o corpo fala e pode entrar em contradição com o que está sendo verbalizado e somente