Recrutamento e seleção
CET: Gestão Administrativa de Recursos Humanos
UC: Processos de Recrutamento e Seleção
Docente: Professor Paulo Pinto Moreira
Aluna: Marli Ferreira da Silva Morais Fonseca
RELATÓRIO
“O recrutamento, seleção e a integração de um novo colaborador é, cada vez mais, um processo estratégico para a organização. Num mercado cada vez mais competitivo, contratar as pessoas certas e integrá-las de forma adequada, é um critério chave para o sucesso do negócio”. As pessoas, as organizações e os recursos humanos
«Sem as organizações e sem as pessoas que nelas atuam não haveria administração de recursos humanos (ARH) é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais.
A ARH trata do adequado aprovisionamento, da aplicação, da manutenção e do desenvolvimento das pessoas nas organizações.» (Chiavenato, (1989), pág. 17 ).
As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro das organizações, elas criam vínculos e consequentemente fazem deste ambiente interno o seu segundo lar. Assim, é difícil separar as pessoas das organizações logo cada pessoa exerce influência dentro da organização. Cada colaborador precisa estar motivado e psicológicamente sadio para que esta influência tenha impactos positivos.
Pensei na palavra reciprocidade entre organizações e pessoas. Os gestores de recursos humanos devem ter sensibilidade para perceber a emoção das pessoas que fazem parte de sua equipe e assim tentar proporcionar-lhes qualidade de vida no trabalho e as pessoas, por sua, devem perceber e entender que pondo em prática os conhecimentos e competências que trazem consigo, só contribuem para o crescimento da organização, ajudando-as a construir uma empresa forte e competitiva.
Antes este departamento tinha caráter meramente burocrático, restringindo-se a atividades contábeis, contratações, demissões, rotinas de pessoal.