Recrutamento e Seleção
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Trabalho da Disciplina de Gestão das Relações do Trabalho da Pós-Graduação em Gestão de Pessoas.
JUNHO 2014
INTRODUÇÃO
Sabemos que muitas empresas ainda não se acostumaram a desenvolver as técnicas de recrutamento e seleção, principalmente empresas pequenas, e a maioria não possui nenhum tipo de planejamento voltado para a área de recursos humanos, isso porque não sabem como é importante.
A falta de um recrutamento e seleção pode causar sérios prejuízos para empresa, independente do porte das organizações, um exemplo é a falha no atendimento aos clientes, baixa motivação dos funcionários, redução da rotatividade de pessoas e má colocação de pessoas para preencher o cargo certo. Em uma época em que os avanços tecnológicos contribuem para o surgimento de empresas cada vez mais competitivas, funcionários são considerados verdadeiros capitais, peças fundamentais para o sucesso da organização, contribuindo de forma efetiva para alcance dos resultados.
O objetivo deste trabalho é expor e explicar o processo e rotinas do
Recrutamento e Seleção.
1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
1.1 RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Conceito de Recrutamento: O termo “recrutamento” significa ter atitude em recrutar. Seu significado teve origem inicialmente nos exércitos, onde captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha era habitual. Rapidamente o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi incorporado e chamado Recursos Humanos (RH) (GIL, 2001).
Na definição de Chiavenato (1991), recrutamento é um conjunto de técnicas e
procedimentos
que
visa
atrair
candidatos
potencialmente
qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Para Milkovich e Boudreau (2000), recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.
Desta forma,