Recrutamento e Seleção
Ao abordarmos sobre Recrutamento e seleção temos por objetivo buscarmos talentos , identificando e promovendo , internas ou externamente, as competências individuais necessárias ao alcance das estratégias organizacionais. O homem certo no lugar certo, na hora certa.” Mais do que em qualquer outro momento da história das corporações, as pessoas e suas competências estão no centro das atenções. Saber escolher os colaboradores adequados é prover os meios para se ganhar as etapas da corrida – e assim se distanciar dos concorrentes.
Mas cabe aqui esclarecermos as diferenças entre os conceitos :
“Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Seleção: O objetivo da seleção é escolher a pessoa mais adequada para preencher a vaga.
Sendo assim o mercado de trabalho esta interagindo com pessoas que procuram emprego especializado.
O desenvolvimento de talentos humanos é uma das missões do profissional de RH e, a partir do momento em que as empresas optam por direcionar seu foco de investimento para seus empregados, o mercado de trabalho fica mais aquecido para os gestores em Recursos Humanos.
Tendo por objetivo o conceito de competência contemplando grupos de habilidades, atitudes e conhecimentos. CONCLUSÃO
: Na atualidade a realidade organizacional tem passado por diversas mudanças. O cenário político, econômico e social se alterou muito desde que o processo de seleção teve início , passando a valorizar aspectos de sua gestão que antes eram praticamente ignorados. Um desses aspectos é o fator humano. Na gestão moderna é preciso que toda e qualquer organização, independente do ramo em que atua , procure formas de se tornar mais competitiva, tendo em vista que o aumento da concorrência tem sido significativo nas últimas décadas, por meio dos recursos humanos de que a empresa dispõe. Agregar talentos é uma forma de fazer com que a