RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
R: Sim. As empresas precisam de candidatos que sejam aptos, ou que pelo menos tenham empenho para capacitar-se afim de executar atividades especificas dentro da empresa.
2) Ao estudar os processos de recrutamento e seleção, optamos por apresentá-los simultaneamente devido a interligação que acreditamos existir entre eles. contudo, é inevitável que você tenha claro o conceito de cada um sendo capaz de distingui-los. Por assim dizer, exercite esta sua capacidade e, se preciso for, construa um quadro identificando semelhanças e diferenças.
R: Semelhanças: ambas captam candidatos aptos a ocupar determinado cargo dentro da organização. Diferenças: o recrutamento atrai pessoas para determinada função, é feito externamente através de anúncios em jornal , internet, tv, agencias , redes sociais etc, ou internamente na própria empresa.
A seleção escolhe e classifica os candidatos adequados , através de testes psicológicos, dinâmicas de grupo, provas de conhecimentos etc.
3) É sabido que para adotar o processo de R & S três são as alternativas cabíveis - no plano interno, no plano externo e no plano misto. A demais, é fato que cada organização irá optar por aquela que melhor se adéqua a sua necessidade. Assim sendo, cabe a você ser capaz de distingui-las e facilitar a escolha por determinado plano.
* (Minha escolha)
R: Recrutamento interno: Consiste no remanejamento dos funcionários que já trabalham na organização. É visto como uma valorização dos recursos internos, através de transferência de pessoal, promoção de pessoal, plano de carreira. Recrutamento externo: Consiste na busca de candidatos fora da empresa. As fontes mais comuns na busca de candidatos externos são arquivos da empresa de candidatos passados, universidades, jornais,