recrutamento e seleção
1- Espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço. Apresenta características como o mecanismo de oferta e procura, ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações, é dinâmico e sofre contínuas mudanças.
2- MT em situação de oferta – quando as oportunidades de trabalho são maiores do que a procura delas; apresenta ofertas de salário estimulantes para atrair candidatos e reter funcionários, investe em recrutamentos para atrair candidatos, ênfase no recrutamento interno, como meio de fixar os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreira. MT em situação de procura – quando as oportunidades são menores do que a procura; apresenta ofertas de salário mais baixas para aproveitar a competição entre funcionários, poucos investimentos em treinamento para aproveitar candidatos já treinados, ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação.
3- Redução do nível de emprego industrial: mudança do emprego industrial para o emprego terciário (principalmente na área de serviços de limpeza, manutenções simples, etc); gradativa sofisticação do emprego: uso de softwares e sistemas nos processos burocráticos, uso da tecnologia de informação; conhecimento como recurso mais importante: importância de saber como aplicar o conhecimento e rentabilizá-lo; tendência à globalização: mercado de trabalho cada vez mais mundial e menos local.
4- As organizações se vêem diante de recursos fáceis e abundantes, e em relação as pessoas, há o excesso de pessoas que disputam poucas vagas.
5- As organizações se vêem diante de um recurso difícil e escasso, e o número de pessoas não é suficiente para preencher as posições em aberto.
6- Referente ao conjunto de candidatos ao emprego. É dinâmico e apresenta fácil mobilidade, constituído de pessoas que oferecem habilidades e conhecimentos, pode ser segmentado