recrutamento e seleção
Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos – 3º AM
Recrutamento e seleção
Resumos capítulos 8 ao 12.
São Bernardo do Campo – SP, Abril de 2013.
Capitulo- 8
Processo seletivo: como otimizar o processo seletivo?
Quais devem ser as etapas de um processo seletivo? Quais as técnicas e os procedimentos a serem utilizados?
É temeroso falar de uma estratégia efetiva de captação e seleção, referindo se a um conjunto de procedimentos e instrumentos a serem utilizados em todos os processos seletivos. Todas as tentativas feitas pelos teóricos não consideram complexibilidade e a variedade de situação (empregados com vinculo , temporário terceirizados) a grande característica do publico alvo é a natureza do trabalho, qualificação requeridas. Com todo investimento na área de captação seleção política de pessoal o envolvimento do CEO.
A melhor estratégia é a que caracteriza pela qualidade, transparência, eficiência, eficácia e busca continua de aprimoramento.
Otimizando o processo de captação e seleção
Os processos de captação e seleção funcionam como um filtro, objetivando selecionar os profissionais mais talentosos. A informatização de talentos dos processos seletivos , em vez de acelerar o processo de iedntificação de talentos, como era esperado, em um primeiro momento só fez agravar a situação.
Ao aperfeiçoar o processo a captação e seleção de talentos, deve analisar o tempo gasto em cada estágio do processo, buscado minimizar
Segundo Sullivan (2003), muitas organizações possuem estratégias que limitam a capacidade de selecionar pessoas criativas em função de:
1 - o processo de contratação tem que ser estruturado que literalmente pune candidatos criativos que tentam agir de formas diferentes nos processos seletivos.
2 - o processo de falhar em dar aos candidatos chances de demonstrar seu lado criativo e inovador.
3 - as fontes de captação não estarem direcionadas para buscar pessoas