Recrutamento, seleção e treinamento
Segundo Taylor no ano de 1911 publicou em seu livro de Princípios de Administração Científica e Amboni, Andrade (2009, p. 52), Taylor dizia que deveria haver planejamento e se aplicar métodos científicos no desenvolvimento dos trabalhos, fazendo com que os funcionários ficassem cada vez mais experientes naquilo que já faziam, resultando no trabalho mais rápido e com eficiência na produção. É com isso deixavam de lado os desejos e objetivos dos trabalhadores, pois os considerava como máquinas e isso causava uma grande insatisfação dos trabalhadores por não sentirem-se motivados. Gil diz (2007, p. 18) que a Administração Científica se fundamentava na racionalização do trabalho, com objetivo de reduzi o tempo e gastos desnecessários.
Além de Taylor, Fayol e Henry Ford também contribuíram para que a Administração Científica fosse à base principal para as organizações industriais.
Segundo Gil (2007, p. 19) Elton Mayo com suas experiências ressaltaram a importância de fatores psicológicos e sociais na produção e com isso passaram a valorizar as relações humanas no trabalho. Devido as Relações Humanas constituir a integração de indivíduos no ambiente de trabalho os trabalhadores começaram a executar as tarefas com mais satisfação por verem suas necessidades psicológicas e sociais realizadas.
D e acordo com CHIAVENATO (2008, P. 18) os sindicatos surgiram depois de muito tempo e com isso não era preciso a intermediação e reduzir conflitos e sim administrar pessoas conforme a legislação.
Verificando desta forma, uma preocupação com as pessoas onde se percebia que elas eram os recursos vivos e inteligentes de toda organização. CHIAVENATO (2008, P.18) diz que a partir da década de 70 é que surgiu o conceito da Administração de Recursos Humanos, mesmo havendo alguns problemas na não aceitação de tratar as pessoas como importante dentro de uma organização e não valorizarem os trabalhos por eles realizados.