recrutamento sele o e contrata o de pessoas
Disciplina: Organização e Técnicas Comerciais
Professor:
Aluno:
Curso: Técnico de Contabilidade
Turma: TC 48
RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, E CONTRATAÇÃO DE PESSOAS
RECRUTAMENTO
O recrutamento tem início com a tomada de decisão de preenchimento de um cargo vago por parte da empresa. Esta vaga pode surgir por abandono de um cargo (por transferência do respectivo colaborador ou por este abandonar a empresa), ou quando surge um novo cargo.
Contudo nem sempre o surgimento de uma vaga é sinônimo de recrutamento. Preencher uma vaga é uma decisão importante para a organização pois além de esta ser feita por tempo indeterminado vai implicar custos fixos, pelo que se devem ponderar alternativas ao início do processo de recrutamento, como por exemplo:
a) redistribuição das tarefas do cargo vago pelos outros colaboradores;
b) eliminação ou automatização de tarefas;
c) alteração ou enriquecimento das competências das funções próximas ao cargo vago mediante uma re-análise das mesmas;
d) estabelecimento de horários flexíveis;
Se a necessidade de preencher o cargo vago persistir, o responsável do departamento que tem a vaga disponível deverá então formalizar a requisição de pessoal, referencialmente através de um documento transmitido ao serviço responsável pelo recrutamento, contendo informações acerca da qualificação, remuneração, data e duração da necessidade, bem como nível de conhecimentos, formação e experiência necessária para a realização da função, além de outras possíveis variáveis circunstanciais. Definição do Perfil da Função
Se não existir previamente, a análise da função deverá ser elaborada ou revista quando for dado início ao processo de recrutamento. A definição da função visa descrever o seu conteúdo, e os requisitos que o colaborador deve possuir para ocupar o cargo. Quando se procede à análise de uma função, existem três elementos a abordar:
1.