Recrutamento externo e suas tecnicas
1. Anúncios em jornais e revistas especializadas
Esta técnica certamente é a que mais conhecemos. Famosa principalmente pelos anúncios em classificados, ela merece um comentário importante cuja origem é dada pela área de marketing: conhecer o publico alvo para saber em que meio devemos intervir. Em outras palavras, não adianta querer atrair executivos e operários da mesma forma, pois eles têm características diferentes: dessa forma, serão alvos de apelos diferentes e evidentemente nunca poderão ser candidatos à mesma posição, embora possam estar presentes em um mesmo anuncio.
2. Contatos com escolas, universidade e agremiações
A organização pode desenvolver um esquema de contatos intensivos com escolas, universidades, associações de classe (como sindicatos patronais, conselhos regionais, associações de ex-alunos), agremiações (como diretórios acadêmicos) e centros de integração empresa-escola para divulgar as oportunidades que está oferecendo ao mercado. Algumas organizações promovem sistematicamente palestras e conferencia em universidades e escolas, utilizando recursos áudio visual como propaganda institucional para divulgar as suas políticas de GP e criar uma atitude favorável entre os candidatos em potencial, mesmo que não haja oportunidades a oferecer no curto prazo.
3. Cartazes ou anúncios locais
É um sistema de recrutamento de baixo custo e com razoável rendimento e rapidez. Trata-se de um veiculo de recrutamento estático e indicado para cargos simples, como operários e funcionários de escritório. Geralmente, é colocado nas proximidades de grandes movimentações de pessoas, como áreas de ônibus ou trens.
4. Apresentação de candidato por indicação de funcionários
É outro sistema de recrutamento de baixo custo, alto rendimento e efeito relativamente rápido. A organização estimula seus funcionários a apresentarem ou recomendarem candidatos (amigos, vizinhos ou parentes) está utilizando assim um dos veículos