Recrutamento de Seleção
A indicação de um amigo ou parente ainda é uma das principais formas de seleção adotada pelas organizações que vêem nessa indicação uma boa referência do futuro colaborador. E acredito que isso possa ser explorado, sem problemas.
Porém, se você deseja tornar o processo mais profissional, o recrutamento e seleção em sua organização pode ser padronizado em todas as áreas e por todos os líderes. Com um procedimento adotado, acaba-se com as “forcinhas” ou “chances”, situações que colocam líderes contra a parede e estes acabam contratando a pessoa por consideração e não por competência ou qualificação.
Apesar de confundidas, recrutamento e seleção são atividades distintas.
RECRUTAMENTO é a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, escolaridade e outros). Pode acontecer em duas formas: o recrutamento interno e recrutamento externo.
- Recrutamento interno: Divulgação da vaga aos colaboradores que já atuam na organização oferecendo a possibilidade de promoção ou transferência, gerando oportunidade de crescimento;
- Recrutamento externo: Divulgação da vaga ao público em geral, por meio de cartazes, internet, jornais, agências de emprego e até rádio, possibilitando a participação da comunidade em geral.
No recrutamento externo, após divulgação da vaga ao mercado de trabalho, o condutor do processo deve reunir os currículos e fichas de emprego de candidatos que possuem experiência ou conhecimento que preenchem os pré-requisitos do cargo. Por meio de um contato telefônico será sondado se o candidato está trabalhando ou não, se possui interesse em ocupar a vaga com determinado horário ou escala de trabalho. Nesse primeiro contato, detalhes como salário não precisam ser abertos. Apenas deve ser agendada uma entrevista com os candidatos interessados.
Após a triagem feita por meio do Recrutamento, a SELEÇÃO é a oportunidade de conhecer com mais detalhes o