Recria de novilhas leiteiras
Programa: APOIO Á INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR.
IDENTIFICAÇÃO
Chamada:03/2011 Protocolo:21.561
Título do projeto: Avaliação da taxa de crescimento de novilhas leiteiras sob pastejo.
Centro/Campus de realização: Castro - PR
Nome do Bolsista:Jerônimo Bryk Filho Escola onde estuda: CEEP Olegário Macedo
Ano/Curso ao iniciar a bolsa: 2º ano do Ensino médio Professor Supervisor: Rosa Maira Tonet
Nome do Orientador: Adriana de Souza Martins
Universidade: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Departamento: Zootecnia
RESUMO DO PROJETO:
O projeto de iniciação científica teve como objetivo a avaliação do crescimento de novilhas leiteiras recriadas em pastejo, avaliando o ganho de peso (kg/animal/dia), a massa de forragem (kg MS/ha), a taxa de lotação (UA/ha), durante o período de outubro de 2011 a junho de 2012. O projeto foi conduzido na Unidade de Produção de Novilhas (UPN) da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, localizada no município de Castro, Paraná. A avaliação foi realizada em 37 novilhas da raça Holandesa, com idade média inicial de 8 meses e peso corporal médio de 205 kg. A cooperativa adquire esses animais de produtores da região, e os vende quando estão com cerca de 7 meses de prenhes confirmada.
Alimentação: mantidas em pastagem, com suplementação de volumoso (silagem de milho) e concentrado em épocas de escassez de forragem. Os animais foram pesados mensalmente e distribuídos em piquetes, sob pastejo rotacionado. As espécies forrageiras foram Tifton-85, trevo, Azevém e Papuã.
A taxa de lotação nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril, foram, respectivamente: 1,57 UA/há, 3,45 UA/há, 2,17 UA/há, 6,06 UA/há, 5,39 UA/há, 4,68 UA/há e 9,65 UA/há. Observando-se que no outono houve um aumento na taxa de lotação devido as pastagens perenes (Tifton-85 e Trevo) estar em maior proporção.
A massa de forragem nos