recreação
Definição: Colônia de Férias é um evento programado com período preestabelecido, com atividades dirigidas e voltadas ao lazer do participante. Existe uma proliferação e grande evolução na conceituação de Colônias de Férias. Muitas pessoas confundem “Acampamentos” = ou “Colônias de Férias” = ou “SPA”. Percebemos uma mudança de tendências e avanço em torno do oferecimento de oportunidades para o preenchimento do tempo livre. Quando pensamos em organizar qualquer tipo de evento devemos ter em mente que administrar nada mais é que “RACIONALIZAR O TRABALHO”. Administrar consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. Portanto antes das tarefas administrativas é necessário que os idealizadores/administradores tenham:
Iniciativa;
Determinação;
Motivação;
Liderança;
Conhecimentos administrativos;
Predisposição;
Conhecimentos operacionais. O administrador de um evento seja ele qual for, deve saber de delegar funções, pois é impossível para uma única pessoa realizar todas as tarefas necessárias para o sucesso de seu evento. Para uma colônia de férias podemos adotar as seguintes tarefas:
Planejamento;
Organização;
Coordenação;
Execução;
Controle;
Avaliação.
Planejamento: Previsão organizada e coordenada de fins e meios para se alcançar os objetivos desejados. É o estudo das várias alternativas para garantia de eficiência. É antever o futuro (antever etapas, evitar perda de recursos, etc.). É a forma de diminuir as probabilidades de falhas de perda de tempo e dinheiro. Orientações preliminares ao que se pretende executar:
Visualizar o local;
Dividir a área ou local em áreas de atividades;
Decidir parceria ou não;
Dividir o trabalho;
Dividir responsabilidades;
Verificar recursos humanos, financeiros e materiais,
Divulgação;
Estudar formas de execução de tarefas.
Organização: É o conjunto de partes que