Recordações de isaias caminha
*Isaías Caminha - Menino do interior, tomou gosto pelos estudos através da desigualdade de nível mental entre o seu pai, um ilustrado vigário, e sua mãe. Admirava o pai que lhe contava histórias sobre grandes homens. Esforçou-se muito nas instruções e pouco brincava. Tinha ambições e um dia finalmente decide ir para o Rio fazer-se doutor. * Ricardo Loberant - diretor do jornal, tipo alto magro que soube trabalhar para fazer valer sua vontade de ver crescer o jornal. O jornal onde trabalhava trazia novidade: “O Globo levantou a crítica, ergueu-a aos graúdos, ao presidente, aos ministros, aos capitalistas, aos juízes, e nunca houve tão cínicos e tão ladrões”. Dirigia o jornal mais polêmico do Rio de Janeiro e um dos mais vendidos devido à frieza e ao senso crítico que desenvolvia. Sua autoridade deixava marcas profundas em seus subalternos.
* Frederico Lourenço do Couto, o Floc; - assinava artigos com o pseudônimo de Floc. Era respeitado por entender de literatura e assuntos internacionais, por isso era considerado a alta intelectualidade do jornal.
* Leporace; - era o secretario, arrogante como todo jornalista, apesar de ser uma pura criação de Loberant
*Ivã Gregoróvitch; esse russo era a artilharia do jornal, sentia-se sem pátria e falava 10 línguas. Em estilo arrojado e violento, tecia críticas aos adversários.
Enredo
*Lê um artigo de jornal contendo ofensas às pessoas de sua raça.
Isaías Caminha é um mulato que relata sua vida mundana no Rio de Janeiro. Nascido no interior do estado, certa ocasião lê um artigo de jornal contendo ofensas às pessoas de sua raça e resolve partir para estudar na capital, sua intenção era combater esse tipo de postura.
*Traz consigo uma carta de recomendação dirigida a certo deputado.
Traz consigo uma carta de recomendação dirigida a certo deputado, mas não consegue ter acesso a ele. Atribui à sua condição racial o insucesso na busca por uma colocação. Recebe dinheiro da mãe, que acrescenta aos rendimentos