Reconstrução 3D na TC
No início dos anos 70 com o surgimento da Tomografia Digital iniciou-se também o uso de imagens digitais no diagnóstico médico, com este desenvolvimento várias modalidades diagnósticas passaram a utilizar imagens digitais.
[http://www.walmorgodoi.com/cursos/Aula01_RD.pdf]
O desenvolvimento de novos sistemas de computação, programas mais amigáveis para o usuário, máquinas com extensa capacidade de processamento e armazenamento e comunicação através da internet, torna cada vez mais indissociáveis os campos da radiologia e diagnóstico por imagem com a computação. [SALES,2002]
A nova fase da radiologia trouxe uma nova perspectiva nos estudos de patologias.
A radiologia digital é uma das ferramentas de apoio aos radiologistas, que através de equipamentos com uma tecnologia avançada tem melhorado o desempenho da analise de imagens radiográficas.
Com os avanços da tecnologia na radiologia digital que a cada dia vêm proporcionando novas informações e aplicações de seus sistemas, tornado uma ferramenta importante na comunicação e administração entre profissionais e pacientes.
Outras vantagens dessa tecnologia é o armazenamento seguro e duradouro dos exames, que podem ser em mídias (CD ou DVD) ou mesmo servidores específicos (datacenter) e a redução de custos que este conceito proporciona para Hospitais, centros clínicos, convênios etc.
[http://www.cura.com.br/artigosmedicos-radiologiadigital.html]
2 CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Neste capítulo, são apresentados conceitos e definições adotadas para alguns termos relacionados à Radiologia que são utilizados no contexto deste trabalho.
Matriz: Consiste no número de pontos dispostos vertical e horizontalmente (eixos x e y) que determinam quantos pixels e voxels dispõem numa imagem. Arranjo de linhas e colunas.
Pixel: Do inglês, Picture Cell ou elemento de imagem. É o menor elemento ou estrutura mensurável num dispositivo de exibição como, por exemplo, um monitor, ao qual é possível atribuir-se uma