Reconhecimento e Aplicações dos Materiais de Laboratório.
Reconhecimento e Aplicações dos Materiais de Laboratório.
Objetivo
Reconhecimento dos materiais de laboratório e suas devidas aplicações para ajudar nas futuras realizações e compreensões de experimentos em nossas aulas.
Revisão Bibliográfica
Chama-se material de laboratório os instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas para manipulação específica em química, física e bioquímica para realizar uma experiência, efetuar medições ou reunir dados.
Relação de Materiais:
Bico de Bunsen: é um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, muito usado no laboratório, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra através do tubo de borracha .
Funil de vidro: Empregado para transferir líquidos e para apoiar o papel de filtro.
Tela de amianto: suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pela chama do bico de Bunsen.
Tripé de ferro: Usado como apoio para tela de amianto e outros objetos a serem aquecidos.
Papel de filtro: é um tipo de papel utilizado como meio filtrante quer em filtrações simples, quer em filtrações a pressão reduzida.
Cadinho ou cápsula de porcelana: É usada em evaporação ou secagem e pode ser levada ao fogo sobre tela de amianto.
Erlenmeyer: Serve para recolher frações de materiais destilados ou para conter misturas que serão homogeneizadas.
Béquer: Recipiente resistente ao aquecimento, resfriamento e ataques de produtos químicos, com escala de pouca precisão.
Pisseta: Deve conter solventes, água ou soluções de sabões e é utilizada para efetuar lavagens de outras vidrarias.
Proveta ou cilindro graduado: Serve para medição precisa de volumes maiores de líquidos.
Pipeta Granulada: Tem como função principal transportar material líquido, possuindo graduações ao longo de seu corpo, possibilitando a sucção de variadas quantidades de líquido.