RECONHECIMENTO NAS ORGANIZA ES
Comprometimento das organizações e das formas de reconhecimento dos colaboradores
Segundo Chiavenato (1992, p.133), o setor da administração de recursos humanos tem como objetivos: primeiramente criar, manter e desenvolver dentro do âmbito de recursos humanos habilidade e motivação para atingir os objetivos da organização; depois criar, manter e desenvolver meios dentro da organização para aplicar, desenvolver e satisfazer de forma plena os recursos humanos, para alcançar os objetivos individuais; e por último alcançar a eficiência e eficácia através dos recursos humanos disponíveis.
Neste sentido Chiavenato afirma: “a Administração de Recursos Humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho. A Administração de Recursos Humanos significa conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável. Representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas coisas muito pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, o que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização. Há mais coisas em jogo quando se fala em ARH. Também está em jogo a espécie e qualidade de vida que a organização e seus participantes levarão e a espécie de participantes que a organização pretende cultivar”. (CHIAVENATO, 1992, p.133)
As empresas tentam adequar o funcionário a mesma, mas muitas vezes esquece-se de considerar o colaborador como capital humano, no qual, necessitam ser motivado para mantê-los produtivos. Sendo assim; baixo comprometimento organizacional, um não reconhecimento do colaborador pode reverter na motivação do mesmo.