Reconhecimento de voz
SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS
RECONHECIMENTO POR VOZ
Diego Valduga
Gabriel Laste
Márcio Roloff
Professor: Cândido
Lajeado, 15 de março de 2007
Reconhecimento por Voz
A biometria visa, a partir de características únicas de cada indivíduo, identificá-lo entre os demais. Atualmente existem inúmeros esforços para o desenvolvimento de sistemas que identifiquem a pessoa pelo som da fala.
A tecnologia de reconhecimento por voz tornou-se disponível em meados dos anos 90, finalmente se consolidando comercialmente e possibilitando sua utilização no mercado atual através de uma excelente relação custo/benefício.
O reconhecimento por voz é um dos sistemas menos invasivos e a forma mais natural de uso é o sistema de reconhecimento de fala. É aquele que reconhece o timbre da voz de um indivíduo, seja pela análise de uma palavra, seja pelo conjunto de palavras. Tenta-se reconhecer características biométricas na voz humana, como tom, freqüência, vibração e estrutura vocal, entre outras.
O som da voz humana é produzido pela ressonância na região vocal, em função de seu comprimento e do formato da boca e das cavidades nasais. Para a captura do som, o usuário posiciona-se diante de um microfone e pronuncia uma frase. Esse processo é repetido várias vezes até que seja possível construir um modelo. A forma da onda das frases é medida usando-se análises de Fourier para encontrar o espectro de freqüências que amostram as características da voz.
A tecnologia de reconhecimento por voz é fácil de usar e não requer grandes esforços na educação do usuário. Entretanto, deve-se cuidar para garantir que o usuário fale em um tempo apropriado e em voz clara.
Uma vez que as pessoas formam seus padrões de fala através da combinação de fatores físicos e comportamentais, a imitação é impossível. Entretanto, existem problemas como: as condições do ambiente onde se encontram os