Reconhecimento de Vidrarias e Normas de Segurança
Para ser realizado qualquer tipo de atividade em um Laboratório de Química é extremamente necessário o conhecimento dos equipamentos e vidrarias que poderão ser utilizados em qualquer procedimento, com a finalidade de evitar algum tipo de acidente envolvendo danos materiais e/ou pessoais.
São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
A prática da química, seja a nível profissional ou de aprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuízos de ordem humana ou material. Os acidentes podem, se tomadas as devidas precauções serem evitados, ou, ao menos terem suas consequências minimizadas.
A segurança no laboratório é o conjunto de medidas que são empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo pessoas na implantação de práticas preventivas.
Já a prevenção de acidentes é o ato de se por em prática as regras e medidas de segurança, de maneira a se evitar a ocorrência de acidentes.
Toda e qualquer prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresenta riscos e estão propensas a acidentes. É importante manusear corretamente as substâncias químicas e equipamentos com os quais se vai trabalhar, a fim de evitar acidentes pessoais ou danos materiais. Neste contexto, é necessário saber os procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes. A segurança é um direito e uma obrigação individual.