Reconhecimento das Condições de Equilíbrio de um Móvel Sobre uma Rampa
I – INTRODUÇÃO E CONTEXTO 02 II – OBJETIVOS 03 III – FUNDAMENTOS TEÓRICOS 03 IV – TABELAS E GRÁFICOS 04 V - DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA 05 VI - RESULTADOS OBTIDOS 07 VII - CONCLUSÕES E COMENTÁRIOS 07 VIII – QUESTIONÁRIO 08 IX – REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO E CONTEXTO
Provavelmente o plano inclinado seja a maquina simples mais antiga do mundo. As civilizações primitivas, como as egípcias, já utilizavam superfícies para subir aclives e transportar cargas em desníveis. O plano inclinado foi uma importante contribuição à evolução dos conceitos da Física. Na dinâmica, as leis de Newton descrevem o comportamento de corpos em movimento e também a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças, segundo Isaac Newton.
Pela Lei da Conservação de Energia, a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior.
Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.
Neste trabalho iremos aprender que para um móvel se mantenha em repouso sobre um plano inclinado é necessário que aja forças atuando sobre este móvel e que é necessário que estas forças estejam em equilíbrio, logo aprenderemos a equilibra estas forças para chegar ao nosso objetivo que é observa as condições para que o móvel fique em repouso.
OBJETIVOS
Reconhecer os efeitos da força motora Px e sua equilibrante (tensão, compressão, atrito, etc).
Reconhecer os efeitos da