Reconhecendo limites
Texto:Mc.:3.7-19.
Compreendendo o texto:
1.Quantas histórias há neste texto?(2 historias)
2.Quais os assuntos de cada história? (1-Jesus curava e libertava a muitos; 2-Jesus delega seu poder aos doze).
3.Quais os personagens de cada história? (1-Jesus, os discípulos, a multidão, os espíritos malignos 2- Jesus, os discípulos)
4.Qual o papel de cada personagem?
5.Como você resumiria uma dessas historias? (deixe cada um falar um pouco de uma história de forma que todos ou a maioria participe).
Aprofundando o texto:
6.Procure na primeira história sinais de que Jesus estava muito ocupado.(multidões: v.7,8; necessidade de um barco para fugir do aperto: v9,10; demônios para expelir: v.11,12.)
7.Você agüentaria um ritmo tão estressante? Porque? (resposta pessoal)
8.Você agüentaria um pai ou cônjuge com um ritmo tão estressante? Porque? (resposta pessoal) 9.Pelo ritmo de Jesus na primeira história, você diria que Jesus está perto de passar dos limites? (sim, pois ele estava em condição humana e sentia cansaço físico).
10.Qual a providencia que Jesus tomou na segunda história para diminuir o ritmo. (v.14,15; delegou parte de seu poder e de seu trabalho aos discípulos).
11.Parece estranho para você que Jesus esteja admitindo seus limites? (pessoal)
12.Por que não gostamos de admitir nossos limites? (pessoal)
13.Onde chegaremos se continuarmos não admitindo nossos limites? (teremos vários problemas) 14.Fale de alguns limites que costumamos desrespeitar. (pessoal)
Nota importante: Jesus sabia que aqueles discípulos não eram capazes por si de substitui-lo a altura, mas ele os mandou confiando que O Pai os capacitaria para fazer o que era para ser feito; assim Jesus estava confiando em Deus, não nos discípulos.
15.Nossa confiança em Deus pode afetar a nossa noção de limites? (sim, pois com fé teremos coragem de respeitar nossos limites)
16.Fale de algumas providencias que podemos tomar para respeitarmos melhor nossos