Reconceituação
(V) O processo de trabalho do Assistente Social pode ser considerado uma prática profissional, pois é desenvolvido a partir de um conhecimento, um saber constituído no processo de formação profissional.
(F) Considerando a concepção exercício profissional, estudada nesta disciplina, é correto afirmar que na teoria é uma coisa na prática é outra.
(V) A partir de uma das concepções sobre o surgimento do SS no Brasil é correto afirmar que veio como estratégia de controle social pelas mãos da igreja.
(V) A questão social é o objeto do processo de trabalho do AS, já que este profissional lida com as expressões da questão social no contexto das desigualdades sociais.
(V) É correto dizer que os elementos constitutivos do processo de trabalho do AS são: o objeto (questão social); os meios (instrumentos); produto final (resultados).
(F) São dimensões da prática profissional: dimensão política-partidária; dimensão teórico-metodológica; dimensão criativa e da ajuda.
(F) A prática profissional do AS, no Brasil, foi sempre uma prática emancipadora, porque sempre teve uma identidade atribuída.
(F) A trajetória histórica do Serviço Social, no Brasil, foi sempre a mesma até os dias atuais.
(F) O processo de trabalho do AS nem sempre tem uma intencionalidade, porque o importante é ajudar.
Os elementos constitutivos da Identidade do Serviço Social
Construção de um caminho.
- É este o curso que quero?
No começo não era bem o curso que pretendia fazer, mais depois de ler um pouco sobre o curso de Serviço Social e realmente saber o que faz o Assistente Social, vi e sei que é o que eu realmente quero, pois é uma área de grande
- O que é Serviço Social?
O Serviço Social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumentais científicos