Recompensas
Departamento de Ciências Económicas e Gestão
Orientador: Sebastião da Cruz Fernando Cabral
Discente: Elísio Castro Caiombo
Nº de Matricula: 20099918
Turma: Lrh2m
Luanda/ Angola
2012
Antecedentes históricos A questão da remuneração dos funcionários é um dos temas em que mais se gastam tempo, energia e criatividade. Autores contemporâneos corroboram essa ideia classificando a remuneração por competências e habilidades como aspeto fundamental para a obtenção do comprometimento e adequação da remuneração dos empregados. Nessa nova abordagem, segundo Dessler (2003) o funcionário é remunerado pela amplitude, profundidade e tipos de habilidades e conhecimento que é capaz de aplicar, ao invés de simplesmente ser pago pelo cargo que ocupa. Isto é o que a diferencia dos modelos tradicionais de remuneração.
Introdução A definição do sistema que se deva adotar para recompensar o desempenho e os resultados de cada membro em particular ou da equipe em geral é fundamental para o sucesso de uma organização, uma vez que a recompensa quando bem distribuída e aplicada serve como reforço positivo do comportamento. Ao longo dessa curta abordagem apresentar-vos-ei e a luz do questionário colocado pelo corpo docente, o fundamento do sistema de remuneração variável, e a essência de termos colaboradores entusiasmado, motivado e os ingredientes para atingir o sucesso nas organizações.
Problema Será que a remuneração variável tornará a empresa XPTO de sucesso?
Hipótese O sistema de recompensas é considerado fatores básicos no incentivo do indivíduo a trabalhar em benefício da organização.
A remuneração variável representa um foco forte aliado para a retenção e a motivação de seus talentos, uma